Conexão Caparaó 2019 tem início em Pedra Menina

Evento que reúne o melhor sobre a produção de cafés especiais está em sua terceira edição

Por Estevão Gomes 15/11/2019 - 13:23 hs

Iniciou ontem no distrito de Pedra Menina, em Dores do Rio Preto, a terceira edição do Conexão Caparaó, evento que conta com palestras, workshops, oficinas, concurso de qualidade de café, concurso de fotografia, além de música e gastronomia.

Uma realização da Aprupem - Associação de Produtores Rurais de Pedra Menina, o evento está acontecendo no Armazém Caparaó, dentro do distrito, na estrada que leva ao Pico da Bandeira, e já é referência quando o assunto é produção de cafés especiais. 

Na abertura oficial, o prefeito de Dores do Rio Preto Cleudenir José de Carvalho Neto "Ninho" relembrou a primeira edição do evento, em 2017. "Na época, a prefeitura entrou com a parceria, que a cada ano está aumentando e podemos ajudar mais. Esse é um evento de qualidade que mostra o potencial dos produtores de Pedra Menina. Espero que um dia o resto do município também tenha um evento desse porte", ressaltou o prefeito.

O presidente da Aprupem, Alexandre Lacerda, destacou que o evento é realizado pelos produtores, mas só existe graças a parcerias, com o poder público, entidades privadas, patrocinadores, etc. "E nosso evento está crescendo a cada ano. Desta vez, por exemplo, já contamos aqui com alguns produtores de Caparaó".

O deputado estadual Luciano Machado citou investimentos do Governo do Estado para auxiliar os produtores da região. "Não se faz uma agricultura forte sem investimento, infraestrutura. O governo já licitou inclusive as obras para reparo das estradas do Programa Caminhos do Campo, obra fundamental para a região". 

Luciano ainda destacou o projeto de lei de sua autoria, já aprovado na Assembleia Legislativa, que implica na implantação pelo Governo do Estado da agricultura de precisão. "O governo vai passar a aplicar as mais modernas tecnologias à agricultura. Para isso, serão criados programas para repassar a nossos agricultores essas tecnologias", explicou o deputado.

Também compuseram a mesa de autoridades o secretário de Planejamento de Dores do Rio Preto - e cerimonialista - Cimar Pinheiro, o presidente da Câmara de Espera Feliz Júlio Amaral, a representante do Sebrae Kelly Machado, a gerente do Sicoob de Pedra Menina Marina Nunes e o gerente de negócios do Sicoob Clodoaldo Heitor.

Após a abertura do evento, o presidente da Aprupem, Alexandre Lacerda, prestou contas das ações da associação e depois houve palestra com o primeiro capixaba a chegar no cume no Everest, Juarez Gustavo Soares.