Iúna vai promover o maior evento literário neste feriadão

XVII Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores acontece entre 14 e 17/11

Por Estevão Gomes 14/11/2019 - 11:20 hs

A Academia Iunense de Letras, a Prefeitura Municipal de Iúna e a Academia Capixaba de Letras e Artes de Poetas Trovadores estão convidando a todos para desfrutarem de um grande encontro cultural totalmente gratuito, no período do feriado de 15 de novembro, a Proclamação da República. No período de 14 a 17 de novembro será realizado o XVII Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores. 

Um congresso reunindo artistas, intelectuais, professores, estudantes, artistas plásticos, entre outros, para um congraçamento e troca de informações e ideias. O encontro contará com palestras, lançamento e relançamento de livros, oficinas, serenata, desfile pelas ruas da cidade e missa em trovas. 

Será uma programação recheada de novidades e, inclusive, um city tour gratuito pelos pontos receptivos de turismo de Iúna. Para quem não conhece, Iúna fica na região do Caparaó, onde fica situado o Pico da Bandeira. E o evento comemora os 39 anos do movimento em torno da trova no Brasil, denominado Neotrovadorismo.  

O Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores vai reunir na cidade de Iúna escritores, músicos, artesãos, artistas plásticos e poetas trovadores de várias cidades brasileiras. O evento acontecerá na Praça Vereador Antides Faria, conhecida como Praça do Ginásio de Esportes de Iúna. Para os amantes da leitura, haverá espaços para venda de livros de autores de Iúna e região de todo o Caparaó e de escritores capixabas e brasileiros, independente de terem se inscrito antecipadamente ou não. O evento é totalmente gratuito, aberto à participação de estudantes, professores, poetas, escritores e do povo em geral. 


Homenagem Especial

Escritores do Ano: Trovador Matusalém Dias de Moura (Estado do Espírito Santo); Poeta Almir Zarfeg (Teixeira de Freitas-Bahia); Professor Francisco Aurélio Ribeiro (Região do Caparaó) e José Olímpio de Almeida (Iúna).


Homenagem Especial

Escritoras do Ano: Bárbara Pérez (Marataízes); Ester Abreu (Vitória); Adircilene Lerilda Batista e Silva (Lagoa da Prata-MG); Dalva Frahlich e Renata Barcellos (Rio de Janeiro) e Maria Rosa Pimentel e Souza (Iúna).