Moradores de Irupi são contemplados pelo Programa CNH Social, em Vitória

Entrega aconteceu em Vitória na última terça-feira

Por Estevão Gomes 19/09/2019 - 11:06 hs


O prefeito Edmilson Meireles, secretários municipais e concluintes da 1ª Fase do CNH Social de Irupi participaram na terça-feira (17) do lançamento da segunda fase do programa, em Vitória.

Do município de Irupi foram quatro pessoas contemplados pelo programa: Kamila Galotte e Brunella de Souza foram contempladas com adição de categoria, já Pedro Augusto e Wesley de Oliveira com a mudança de categoria da carteira nacional de habilitação.

O CNH Social possibilita que pessoas de baixa renda obtenham a primeira habilitação nas categorias A (moto) ou B (carro); para aqueles que já são habilitados, a adição de categoria A ou B; e a mudança de categoria D (van, micro-ônibus, ônibus) ou E (caminhão e carreta). As inscrições para concorrer às vagas devem ser feitas exclusivamente no site www.detran.es.gov.br. O prazo vai até as 23h59 do dia 26 de setembro.


Inscrições

Para se inscrever no programa, o candidato precisa já estar registrado no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, com os dados atualizados até o dia 16 de agosto de 2019. Além disso, a pessoa necessita ser maior de 18 anos, morar no Espírito Santo e ter renda familiar de até no máximo dois salários mínimos. 

Neste ano, serão reservadas 5% (cinco por cento) das inscrições para as pessoas com deficiência. O resultado será informado no dia 30 de setembro, às 12h, também no site do Detran|ES.


Cursos especializados

A nova etapa de capacitação apresentada pelo diretor geral do Detran|ES tem o objetivo de capacitar e qualificar os condutores beneficiários do programa CNH Social a fim de profissionalizá-los, aumentando assim a empregabilidade, através da oferta de Cursos Especializados para condutores profissionais previstos no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Serão ofertados para os beneficiários do CNH Social 2019 os seguintes cursos: transporte de produtos perigosos; transporte de escolar; transporte de passageiros; transporte de carga indivisível e transporte de veículos de emergência. Além da formação, também será oferecida a atualização desses cursos para os beneficiários que já os têm e estão com a validade vencida.


Defesa da vida

Concluintes da 1ª fase da edição de 2019 do programa participaram de uma nova etapa do CNH Social: a de Sensibilização pela Vida no Trânsito. Eles assistiram ao testemunho de Izaías Moreira, que perdeu a filha de 24 anos em um acidente de trânsito na Rodovia do Sol, sobre a importância de todos terem um comportamento seguro nas vias.

O objetivo da iniciativa é impactar os novos condutores e aqueles que fizeram adição ou mudança de categoria sobre os riscos e consequências de atos indevidos nas vias por meio de dinâmicas, como apresentações teatrais, exposições e testemunhos. 

Fonte: Prefeitura de Irupi

Texto e foto: Marcos Oliveira