Distrito de Mundo Novo está próximo de receber água de melhor qualidade

Estação já está instalada no local

Por Estevão Gomes 25/05/2019 - 15:16 hs
Foto: Salotto/ a noticia


 

Receber água potável nas torneiras de suas residências foi considerado pelo Conselho de Direitos Humanos da ONU como um direito tão fundamental quanto o direito à vida e à liberdade. Esse direito vem sendo reivindicado pelos moradores do distrito de Mundo Novo, em Dores do Rio Preto, há muito tempo.

Ciente dessa situação, ao assumir o governo municipal, em 2017, a atual administração encontrou o convênio para implantar o sistema de tratamento de água no distrito de Mundo Novo.

 

Este convênio foi assinado com a Fundação Nacional de Saúde – FUNASA em 2008 mas, até 2017, menos de 40% da obra tinha sido executada; além disso, o contrato com a empresa executora estava rescindido desde agosto de 2016. Em função desses problemas, a equipe da Secretaria Municipal de Planejamento e a equipe de engenharia da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos se reuniram com os técnicos da FUNASA para reprogramar o convênio, ajustar o projeto, fazer nova licitação e reiniciar as obras.

 

Assim, o valor total do convênio passou a ser de R$ 671.542,88, dos quais o município aportou a contrapartida de R$ 275.455,77. Nesse meio tempo, agravada pela crise hídrica que assolou a região, a população do distrito ficou sem água em alguns momentos, o que obrigou a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos a perfurar um poço artesiano para resolver parte do problema.

 

Ao concluir o novo sistema de tratamento de água, composto de uma estação de tratamento, dois reservatórios: um de 30 mil litros e outro de 15 mil litros, a capacidade de produção de água tratada será de 260 mil litros por dia, o que permitirá atender a uma população de cerca de 2000 mil habitantes. É importante lembrar que, após a conclusão das obras, os moradores terão um prazo para fazer as ligações de suas residências ao novo sistema.

 

Segundo o prefeito Cleudenir José de Carvalho Neto: “brevemente o novo sistema deverá entrar em operação, resolvendo o problema que aflige os moradores há muitos anos”. Essa semana, para alegria dos moradores, chegou na estação o reservatório novo. Com ele, a água não terá mais a cor amarelada consequente do depósito antigo e antiquado que estava instalado na localidade.