MP deflagra operação contra fraude fiscal no setor cafeeiro

Uma mala cheia de dinheiro falso foi encontrado em um dos locais alvos de busca e apreensão

Por Estevão Gomes 16/04/2019 - 14:56 hs
Foto: Gaeco

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco-Central) deflagrou nesta terça-feira (16) a Operação Guaporé, na Região Sul do Estado. Entre as apreensões está uma mala cheia de dinheiro falso, conforme fotos divulgadas pelo MP.

O objetivo da investigação é desarticular uma associação criminosa composta por empresários, “laranjas” e contadores, que atua prioritariamente no implemento de fraudes fiscais em empresas do setor cafeeiro localizadas nas cidades de Iúna e Ibitirama.

Para reforçar a coleta de provas dos atos ilícitos, estão sendo cumpridos seis mandados de prisão temporária e oito de busca e apreensão nas residências dos investigados e nas sedes das empresas, expedidos pelo Juízo da 2ª Vara de Iúna.

Durante a operação também foram apreendidos documentos, telefones celulares e computadores.

Também atuam na operação a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), com o apoio do Núcleo de Inteligência da Assessoria Militar do MPES e da Polícia Militar.

Participam 17 agentes do Núcleo de Inteligência da Assessoria Militar do MPES, seis policiais militares, dois promotores de Justiça e oito auditores fiscais da Receita Estadual.