Iúna: Produtores movimentam IV Simpósio do Café com Leite

Evento contou com palestras especializadas na área

Por Estevão Gomes 15/04/2019 - 15:49 hs
Foto: A Notícia

A Prefeitura Municipal de Iúna, através de Secretaria de Agricultura, em parceria com o Incaper, realizou nos dias 04 e 05 de abril o IV Simpósio “Café com Leite”. O evento foi um verdadeiro sucesso, reunindo cerca de 700 pessoas nos dois dias de evento. 

Os participantes puderam aprender mais sobre as novidades tecnológicas da sua área de produção. Os palestrantes passaram informações importantes com o intuito de melhorar a qualidade e quantidade do produto ofertado. 

Além da presença de várias autoridades regionais e do município, incluindo vereadores, secretários municipais, servidores do Incaper e membros da associação de cafés especiais, também esteve presente o deputado estadual Luciano Machado, representando a Assembleia Legislativa.  

O prefeito Weliton participou do evento e salientou a importância de grandes parcerias para o êxito do simpósio e lembrou que o município passou, desde o ano passado, a ser o maior produtor de café em grãos do estado. 

Weliiton ressaltou que o evento foi promovido para os produtores de café, denotando a importância daqueles que buscam no dia a dia a melhoria da qualidade. Ele informou que 95% das propriedades são pequenas, de até 15 mil hectares, com produção média de 30 sacos por hectare. 

Já na pecuária, o município tem 400 famílias, com um plantel de dez mil vacas, sendo 1.500 em lactação, produzindo média de 3,5 milhões de litros de leite ao ano. 

O prefeito fez uma avaliação do novo quadro de produtores rurais, assinalando que Iúna está vivendo uma nova época com a volta dos novos para a agricultura, fazendo referência aos jovens que saem de casa para estudar e voltam para trabalhar nas propriedades.